DSCN3595DSC_7506 (7)

Uma cidade desenvolvida ao redor de uma fábrica de cimento, com atividade de pesca e agricultura. Até ai, a única dica é que esta cidade provavelmente está no litoral. Se acrescentarmos que o esporte principal praticado nesta região do norte do Peru é o surf, fica mais específico ainda, pois falar do Peru e de surf, nos remete a vários locais no litoral deste país recheado de ondas, sendo o norte, na região de Pacasmayo, um lugar muito especial. Uma cidade pequena que representa bem a realidade de países subdesenvolvidos da América Latina.
Cidades pobres que parecem estar paradas no tempo, mas que possuem uma atmosfera relaxada e informal que acabam contagiando os turistas, e neste caso específico, os surfistas.
A praia com um antigo cais, que funcionava como porto, tem uma extensa calçada com muitas casas de época, com características marcantes da arquitetura espanhola e muitas barracas de vendedores de artesanato. É bem agradável transitar neste local da cidade observando as famílias peruanas curtindo a praia, os barcos de pescadores alinhados na beira d’água e o extenso pier que avança mar adentro. Adiante, após subir uma ladeira, ao lado do cemitério, há uma estátua que seria a versão do Cristo Redentor da cidade e um mirante de onde se pode ver a cidade do alto e um incrível pôr do sol que com certeza fica guardado na memória.
As ruas mal pavimentadas, com calçadas estreitas e pequenos edifícios e casas mal conservadas dos dois lados, cria um cenário de um ambiente largado e esquecido pelo governo e aumenta a idéia de isolamento do local. Os famosos Tuc tucs, motos de 3 rodas que são conduzidos de uma maneira nada suave pelos seus pilotos, são os táxis da cidade.
Mas a maior atração deste local é a onda de “El Faro”, o farol. Para chegar lá, deve-se pegar um tuc tuc e no valor aproximado de 5 reais, o motorista leva 2 surfistas sentados atrás, cada um com sua prancha, num trajeto de mais ou menos 10 minutos por um terreno super acidentado, um verdadeiro rali no meio do deserto e cheio de pedras que fazem o pequeno transporte pular de uma maneira surreal que se torna uma experiência dolorida e muito engraçada. Depois vê-se o Farol imponente na paisagem e as ondas quebrando e formando uma linha perfeita que parece de mentira de tão perfeita e longa. Um paraíso para a prática do surf. Uma revoada de pelicanos selvagens, de visual pré-histórico, dá as boas vindas e aumentam a adrenalina e a ansiedade do momento. Momento esse de muita alegria e satisfação por estar ali e poder usufruir de um lugar tão diferente, com uma beleza muito específica. Um paraíso diferente daqueles de águas transparentes e coqueiros. Um paraíso com vento e sol fortes, água fria, ondas longas e perfeitas e além do farol, um barco naufragado que vai se expondo aos poucos com a maré secando. Depois de horas de deleite e muita remada, o tuc tuc faz o passeio de volta para o almoço esperado que será cheio de conversas animadas. Realmente vale o esforço de passar a noite no ônibus, desde Lima, até ali.
Mas ainda tem outro tesouro que se encontra a 1:30 de carro de Pacasmayo e esse tesouro se chama Chicama. O caminho parece ser de outro planeta, talvez Marte, ou poderia ser também a Lua, devido aos inúmeros morros cinzas de areia sem árvores que formam a paisagem. Depois de um tempo, muitos vilarejos bem humildes começam a surgir e mais uma vez nos sentimos muito isolados em um lugar esquecido, quase abandonado. E mais uma vez o litoral aparece e atua como um remédio para a degradação dos vilarejos a sua volta, trazendo a beleza, a pesca, a brisa e uma sensação de liberdade. Chicama existe, não é miragem no deserto. Uma fábrica de ondas num cenário de outro mundo. Pra quem surfa, não tem como não se lembrar dos momentos de aulas chatas no colégio, onde desenhávamos as ondas perfeitas no caderno, sonhando em um dia poder surfá-las. Em Chicama este sonho pode se realizar.
Um sorriso feliz e uma idéia de ser um sortudo por estar ali são imediatos. Uma onda atrás da outra, nos fazem entrar e sair do mar sem querer que o dia acabe. Mas ele acaba com o sol sorrindo por trás das ondas, refletindo sua forte luz, gerando uma cor dourada luminosa em suas paredes dando a impressão de que estamos surfando uma onda de ouro. E é realmente isso. Chicama é a onda de ouro.

DSCN3567Vilarejo perto de Chicama.

pacasmayoPanorama de Pacasmayo.

DSCN3561Morros marcianos no Peru.

DSCN3550Rua em Pacasmayo.

DSCN3566Saudação na chegada em Chicama.

el faro 2DSCN3615

Visual da praia de Pacasmayo com o Farol na ponta e o Cristo Redentor da cidade.

DSCN3657DSCN3632

O pier avança e os barcos repousam. O pôr do sol finaliza o dia.

el farochicama

As imagens das ondas de Chicama e El Faro vistas do alto (imagens do google earth) mostram as ondulações.